Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Bar azul: Já só faltam 5 jogos...


6/17/2006

Já só faltam 5 jogos...



Portugal está nos oitavos-de-final
Selecção Nacional vence Irão (2-0)


Foi já na segunda parte de Portugal marcou. Primeiro Deco, aos 63, com um tiro certeiro da zona central, depois de um passe e um bom trabalho do Figo, na esquerda. O capitão viria depois a ser derrubado em falta na área iraniana e Cristiano Ronaldo saciou o seu visível desejo na conversão da grande penalidade, no minuto 79.

O seleccionador do Irão, o croata Branko Ivankovic, perdeu a aposta - Cristiano Ronaldo alinhou, tal como Deco, Costinha e Maniche. Scolari lançou no campo o seu "onze" preferido, que fez grande parte do Euro 2004 e da campanha de qualidicação para a Alemanha.

Com uma prestação muito longe da que mostrou frente a Angola, a Selecção Nacional entrou bastante forte na partida. Uma vez mais, com ocasião de golo no primeiro minuto, quando Luís Figo cruzou da direita, mas Deco, que até estava em boa posição, falhou na recepção e perdeu demasiado tempo.

Maniche tentou a sua sorte aos cinco minutos, num remate de muito longe. O médio do Chelsea voltou a aparecer mais perto da baliza iraniana momentos depois, quando Figo marcou o primeiro canto do jogo, e outra vez, à passagem do quarto-de-hora, num tiro desviado pela defesa.

Deco estreou-se no Mundial em grande forma, fez a diferença no meio-campo luso e foi considerado o "Man of the Match". Aos 12, o "mágico" também tinha tentado o remate, para uma grande defesa de Ebrahim Mirzapour. O guardião iraniano voltaria a negar o golo a Pauleta (16) e a Ronaldo (55).

Já nos descontos, Pauleta teve a seus pés tudo para fazer o terceiro e aumentar o seu recorde como melhor marcador da seleçcão: desmarcou-se, podia chutar, optou por dar a Simão - que entretanto entrou para o lugar de Figo aos 87 - e um defesa iraniano acabou por cortar a jogada. Segundos antes do apito final do francês Eric Poulat, ainda se gritou golo em Português no estádio de Frankfurt, mas Cristiano Ronaldo estava em posição irregular.

A selecção iraniana manteve-se quase sempre contida ao seu meio-campo, mas nem por isso deixou de assustar os portugueses em maioria nas bancadas. A bola bateu no poste da baliza lusa aos 30, quando Teymourian se desmarcou - ainda que o árbitro tenha assinalado fora de jogo. E na segunda parte Ricardo foi chamado ao serviço quando Hashemian cabeceou (77), o guarda-redes do Sporting defendeu bem.

Concluída a segunda jornada, Portugal lidera o Grupo D, com seis pontos e tem presença garantida na próxima fase do campeonato - frente a uma Argentina ou uma Holanda. O Irão já está fora, tanto o México (quatro pontos) como Angola (um) têm hipóteses de chegar aos oitavos.